Por que você joga World of Warcraft?

World of Warcraft: um mundo virtual repleto de magia, mistério e aventuras sem limites
A postagem de hoje é uma pergunta a vocês, jogadores: 

Afinal, por que você joga World of Warcraft?

Quando iniciamos algo em nossa vida, na maioria das vezes possuímos motivos ou objetivos que nos fazem persistir por um longo tempo. Um exemplo claro seria um advogado que pretende no futuro ser um promotor de justiça, ou um professor que deseja ser um coordenador escolar...os exemplos são diversos. World of Warcraft também é assim, pois nele depositamos objetivos, sérios ou não, mas que pretendemos cumprir. Quem nunca pensou "Poxa, preciso de 1000 pontos de honra para comprar aquele elmo", acredito que todos nós, e isso é um objetivo. Quando desejamos realizar algo em vista de um benefício, podemos considerar isso um objetivo. 

Eu, particularmente, comecei a jogar World of Warcraft à alguns anos atrás por influência do meu irmão mais velho Renan. Ele disse que era muito interessante, e que eu iria gostar...acreditando nas palavras dele, comecei a jogar, e devo dizer que no início achei complicado, pois eram várias missões, mapas, personagens, itens, masmorras, e tudo aquilo para mim era bem difícil. Seria como uma criança analisando a obra de Max Weber "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" (sociólogos entenderão)...A criança não vai entender...e para mim foi assim, de início o mundo de Warcraft foi bem "assustador". 

Porém, passando os dias, eu busquei me aprofundar no jogo, e entender mais sobre esse mundo virtual, assim definindo um objetivo: Aprender mais sobre WoW, em todos os sentidos, e chegar até o level máximo, de uma forma proveitosa, claro. O tempo foi passando, e fui upando...Conquistei meu objetivo, e ainda hoje, defino outros, e outros. Acredito que a definição de um objetivo alcançável me faz continuar a jogar.




Outros jogadores preferem não definir um objetivo, e jogam da sua forma, ou seja, tranquilos e sem preocupações. Isso é bem interessante, pois assim estes aproveitam o jogo se divertindo, socializando com outros jogadores, e no fim, conquistando seus objetivos com o passar do tempo, sem maiores preocupações. 

Mas, afinal, o que isso tem a ver com a pergunta da postagem?

Tem tudo a ver, pois, defini o desenrolar de uma história: Fui iniciante, planejei um objetivo, conquistei com esforço, e hoje estou aqui. Estou no jogo por que aprendi muitas coisas, conheci vários amigos, e por que gosto da história e da qualidade, e isso me faz continuar. Acredito que não posso deixar para trás tudo que vivi, e todos que conheci...WoW é para mim um mundo virtual onde posso me distanciar dos problemas, e relaxar. 

Já conversei com amigos, e perguntei o motivo por jogarem World of Warcraft, e as maiores respostas foram: Por que é um jogo bem elaborado e divertido...Por que tenho amigos que não pretendo perder o contato...Por que suei muito para evoluir, e não quero perder tudo que conquistei...Por que é meu passatempo predileto...etc.

Já vi, por outro lado, muitos jogadores pararem de jogar por que não gostaram do conteúdo, ou por que alegaram que WoW perdeu sua "época de glória"...mas você já parou para pensar que eles desistiram por que não existia um motivo claro em continuarem a jogar? Sim, essa pode ser a resposta! Quando não se tem um motivo ou objetivo para realizar algo, simplesmente abandonamos. 


Disse um pouco de minha história mais acima apenas para dar um exemplo, e no fim, acabei respondendo o motivo pelo qual jogo World of Warcraft. Aliás você, jogador PvE também realiza isso quase diariamente, e acredito que não nota. Você define "quero chegar logo a 575 de ilvl"...eis mais um objetivo, e você não vai parar até conquistar este, certo? Eis então uma possível resposta de 'por que você joga World of Warcraft'.

Mas como bem sabemos, WoW é um jogo mundialmente conhecido, sendo assim, muitas pessoas com diferentes personalidades e opiniões jogam...então, quem sabe as respostas podem ser diferentes? Quem sabe a sua resposta pode ser diferente! 

Agora, eu desejo saber de você, caro jogador: Afinal, por que você joga World of Warcraft?

Relate os motivos pelos quais você permanece firme e forte em Azeroth! Amigos? Conteúdo? Família? Passatempo? Objetivo? Ou nenhum desses? Conte-nos!

Espero a resposta de cada um de vocês! Um grande abraço, e um ótimo jogo à todos! 

Sobre o Autor

Druida por paixão, Paladino por emoção e Bruxo por força (what?). Jogo World of Warcraft há três anos, e estou medicado, não se preocupem!

Comente com o Facebook: