Durotan é filho do Líder Garad. Foi chefe do clã Lobo do Gelo, marido de Draka e pai de Thrall! |
Saudações! Hoje vocês conhecerão a história do orc líder Durotan, o filho de Garad! Durotan é um personagem muito importante, e tem uma atuação respeitável na expansão Warlords of Draenor =)
Durotan foi o líder do clã Lobo do Gelo. Foi também o melhor amigo do guerreiro Orgrim Martelo da Perdição. Durotan era herdeiro de Garad, chefe do clã Lobo do Gelo antes da Primeira Guerra.
A História de Durotan dos Lobo do Gelo!
"A família é como uma matilha. Quando todos fazem sua parte, a matilha tem êxito. Quando não o fazem, ela fracassa." |
Entre seus irmãos, Fenris e Ga'nar, Durotan foi o que mais se entregou á família e as tradições. Quando criança, defendeu a mãe, que estava ferida, das bestas, e quase acabou perdendo-se em sua própria raiva e sede de sangue. Jurou nunca mais "abraçar" a raiva. Após o desaparecimento de seu irmão, Fenris, Garad elegeu Durotan como o novo herdeiro do clã, ao invés do impulsivo Ga'nar.
Durante um festival Kosh'harg em Nagrand, conheceu um orc rocha negra chamado Orgrim, que era filho de Telkar Martelo da Perdição, e apesar de ambos pertencerem a diferentes clãs, logo se tornaram amigos. Após o festival, Durotan foi levado à montanha sagrada de Oshu'gun, à pedido dos anciões do clã Lobo do Gelo, para verificarem se ele se tornaria um xamã, como seu pai, chefe do clã Lobo do Gelo. Não teve resposta, mas o jovem Durotan sabia que de alguma maneira, logo teria.
Enquanto competiam na Floresta de Terrokar, Durotan e Orgrim foram atacados por um furioso ogro, que poderia os ter matado se não fosse a chegada de um grupo de draeneis de Telmor, liderados por Restalaan. Depois de mandar uma mensagem aos clãs Rocha Negra e Lobo do Gelo, Restalaan levou os orcs à Telmor e lhes disse que o líder draenei, o Profeta Velen, estava visitando a aldeia, e pediu para conhecer ambos. Durante o jantar, discutiram histórias de seu povo, e Durotan confessou à Orgrim que aprendeu mais sobre os draeneis, do que aprendeu sobre sua raça, em anos.
Ao regressar à seu clã, Durotan conheceu uma jovem orquisa chamada Draka, e se apaixonou à primeira vista. Ele não acreditou que aquela bela orquisa pertencia ao seu clã. De início, Draka o rejeitou, mas quando o jovem orc a convidou para uma caçada, ambos finalmente acabaram juntos.
O Chefe do Clã Lobo do Gelo!
Tempos depois, o pai de Durotan, Garad, caiu em batalha para um grupo de ogros e gronns, deixando o cargo de líder do clã Lobo do Gelo à Durotan, por direito hereditário. Não passando muito tempo, Ner'zhul, líder espiritual dos orcs e chefe do clã Lua Negra, reuniu os chefes de todos os clãs em Oshu'gun. Ner'zhul lhes contou o que os ancestrais lhe revelaram. e disse que os draeneis eram inimigos dos orcs, e conspiravam contra eles. Isso foi parte de um plano elaborado pelo Senhor Eredar Kil'jaeden, tenente do Titã Sargeras. Kil'jaeden odiava os draeneis por terem se separado de sua raça principal, os Eredar, e assim, afetou Ner'zhul com sua magia demoníaca, afim de enganá-lo.
A partir desse momento, iniciaram os ataques contra os draeneis.
Ner'zhul enviou Durotan para que se reunisse com um grupo de draeneis liderados por Velen, próximo à Oshu'gun. O Profeta tentou explicar a verdade de Oshu'gun, porém os orcs tomaram como suspeito, e particularmente, Drek'thar, xamã do clã Lobo do Gelo, disse que Velen havia blasfemado. Apesar de ter recebido a ordem de levar Velen e seus draeneis à Ner'zhul, Durotan decidiu deixá-los livres.
Em uma batalha em que foram atacados pelas forças de Restalaan, o xamã notou que os espíritos o haviam abandonado. Durotan e Draka perceberam isso como um sinal de que algo estava errado, porém Ner'zhul assegurou que os ancestrais disseram que aquela era uma guerra justa. Foi nesse momento que, sob a orientação de Ner'zhul, Gul'dan começou a seguir a feitiçaria. Durotan permitiu que Drek'thar e seus xamãs abandonassem o xamanismo e seguissem o caminho da feitiçaria.
A Invasão à Telmor
Graças à manipulação de Gul'dan, os clãs se uniram e fundaram a Primeira Horda, e vários chefes, incluindo Durotan, disputaram pelo cargo de Chefe Guerreiro. No entanto, o favorito claro era Mão Negra, o chefe do clã Rocha Negra. Ninguém sabia, mas Mão Negra era um "fantoche" de Gul'dan.
Orgrim, conhecido então como Orgrim Martelo da Perdição, já que seu pai havia morrido na mesma época que o pai de Durotan, informou que Mão Negra ordenou que Durotan atacasse a cidade de Telmor, que era próxima as terras dos Lobo do Gelo. Durotan havia visto o capitão da guarda tirar um cristal verde de um lugar oculto do bosque. Esse cristal era um dos fragmentos do cristal Ata'mal, que criava uma ilusão, ocultando a cidade de Telmor dos ogros, gronns e qualquer outra ameaça.
Orgrim Martelo da Perdição havia dito à Mão Negra que Durotan tinha uma excelente habilidade para lembrar o feitiço que dissipava a ilusão. Durotan recusou-se a iniciar o feitiço, porém depois, mesmo relutando, o fez e a Horda invadiu e massacrou todo o povoado de Telmor, incluindo Restalaan.
A Influência Demoníaca
Pouco antes do final do ataque à capital Shattrath, Gul'dan reuniu os clãs em uma montanha chamada Trono de Kil'jaeden para dar-lhes um "presente" de Kil'jaeden: O Sangue de Mannoroth. Durotan, já advertido pelo subjulgado orc Ner'zhul, se recusou a beber o sangue, ao contrário de Orgrim.
Após a queda de Shattrath e desaparecimento de Kil'jaeden, a Horda se voltou sobre sí mesma, já que não havia mais inimigos para lutar. Gul'dan foi visitado em um dos seus sonhos por um feiticeiro chamado Medivh, que havia sido possuído pelo demônio Sargeras, o Destruidor. Medivh ordenou que Gul'dan construísse um imenso portal e que juntos abririam-no, ligando Draenor com o mundo de Medivh: Azeroth. Durotan continuava se mostrando contra a liderança da Horda. Quando a Horda atravessou o Portal Negro em direção à Azeroth, Gul'dan exilou Durotan e o clã Lobo do Gelo inteiro.
Exílio e Morte
Aceitando o seu destino, Durotan e seu clã se estabeleceram em um vale escondido, nas montanhas de Alterac, extremo norte do Reino de Azeroth. Ali viveram durante a Primeira Guerra. No exílio, Drek'thar decidiu abandonar a feitiçaria e voltar a receber os favores dos espíritos, retornando ao xamanismo. Sua ajuda seria incalculável, por que graças a ela, o clã sobreviveu nas duras terras que agora os Lobo do Gelo chamavam de casa. Eles ainda se juntaram com os lobos brancos do vale.
Foi no final da Primeira Guerra, quando Draka, esposa de Durotan e sua mais leal seguidora, deu a luz ao primogênito e herdeiro de Durotan, um orc que no futuro seria conhecido como Thrall. Pensando na sobrevivência de seu legado, Durotan decidiu agir contra Gul'dan, viajando até o acampamento de outro orc que esteve junto dele em tempos difíceis: Orgrim Martelo da Perdição.
Martelo da Perdição havia assassinado Mão Negra e se transformado no Chefe Guerreiro da Horda. Orgrim recebeu Durotan e Draka em seu acampamento. Durotan explicou que sabia da influência demoníaca de Gul'dan e do Conselho das Sombras. O Chefe Guerreiro Orgrim Martelo da Perdição aceitou permanecer ao lado de Durotan e enfrentar Gul'dan, afim de fazê-lo pagar por seus crimes. Para o bem de seus guerreiros e de Durotan, Orgrim os levou a um lugar seguro. Foi descoberto mais tarde que vários guerreiros do Chefe Guerreiro Orgrim Martelo da Perdição eram espiões de Gul'dan, e um deles havia acompanhado Durotan e Draka em seu novo "refúgio seguro".
Durotan e Orgrim Martelo da Perdição no Flme Warcraft (2016) |
O guarda traidor convocou alguns assassinos para matar o chefe do Clã Lobo do Gelo e sua esposa. Embora Durotan tenha matado alguns deles, caiu em batalha, gravemente ferido. Com os braços cortados, não pôde carregar seu filho pela última vez. Durotan morreu lentamente a medida que o sangue saia de seu corpo. O último pensamento em sua mente foi uma sensação de alívio, pois:
Seu herdeiro não seria morto pelas criaturas do bosque.
O Legado de Durotan, o Chefe do Clã Lobo do Gelo!
Durotan foi enterrado no Vale Alterac, sob um monumento conhecido como "Rocha de Durotan".
"Aqui jaz Durotan, chefe do clã Lobo do Gelo e pai de Thrall, nosso honorável Chefe Guerreiro. Foi o mais valente dos nossos, traído por aqueles que queriam ver escravizados o nosso povo. Durotan deu sua vida para que ganhassemos a liberdade. Nós o glorificamos! O seu legado chegou, através de seu filho!".
- Drek'Thar, Clarividente do Clã Lobo do Gelo
Thrall sobreviveu após a morte de Durotan e Draka, e foi encontrado por um oficial humano chamado Aedelas Blackmoore. Foi criado e treinado como um gladiador. Escapou do campo de internamento, e seguiria os passos de Drek'thar no xamanismo. Thrall se tornou Chefe Guerreiro da Nova Horda após a morte de Martelo da Perdição. Levou o seu povo para a liberdade, desatando os nós da corrupção demoníaca que os havia afetado por tanto tempo. Thrall conduziu seu povo para Kalimdor, e lutou na Batalha do Monte Hyjal. Thrall e seu povo se estabeleceram a leste dos Sertões. Ele chamou o lugar de Durotar, em homenagem ao seu valoroso e valente pai, Durotan, chefe dos Lobo do Gelo!
Link do conteúdo (Espanhol): Durotan. Lore produzida por WoWpedia. Tradução do Conteúdo e Produção da Postagem por Blog do Malghanes.
Comente com o Facebook: